domingo, 24 de fevereiro de 2013

ROMUALDO LISBOA: “A GENTE FAZ A DESCONSTRUÇÃO DO MARKETING”



Autor e diretor de Teatro; filósofo de formação, Romualdo Lisboa é diretor artístico do Teatro Popular de Ilhéus. Indicado ao Prêmio Shell pelo espetáculo “O Inspetor Geral”; vencedor de diversos prêmios de montagem e circulação; diretor da Casa dos Artistas; participou de diversos festivais de teatro no Brasil; foi membro do Conselho Estadual de Cultura. No Seminário ele será o responsável pelo painel: "Teatro e Teatralidade: O Processo Pedagógico da Criação Teatral" onde terá a oportunidade de mostrar o método e o jogo que comanda as montagens do Teatro Popular de Ilhéus.

Enquanto o Seminário não chega, leiam esta entrevista dada ao site Pimenta, sobre os espetáculos premiados "Teodorico Majestade - As Últimas horas de um Prefeito" e "O Inspetor Geral - Entra o prefeito e sai o vice".

Criação de Romualdo Lisboa, encenada pelo Teatro Popular de Ilhéus, Teodorico é um tapa na cara da classe política, a vingança do povo ou a “desconstrução do marketing”, como diz o autor. A peça, indicada para dois prêmios Braskem, foi encenada no Rio de Janeiro e participou da 6ª Mostra Latino Americana de Teatro, em São Paulo. Sucesso de público e crítica, teve casa cheia todos os dias numa temporada de dois meses na capital paulista.

Sai o prefeito, entra o vice. Agora é a vez do Inspetor-Geral, que estreou em São Paulo. Com sua linguagem universal, o Teatro Popular conquista outros palcos.

PIMENTA – Como vocês chegaram à Mostra Latino-Americana?

Romualdo Lisboa - É a Cooperativa Paulista de Teatro que faz um levantamento das produções, sai para ver coisas. No nosso caso, eles sabiam que a gente já tinha feito temporada no Rio, Salvador e havíamos sido indicados para dois prêmios Braskem, o que despertou o interesse. O curioso é que durante a mostra, a crítica para a maioria dos espetáculos não foi boa. Eles contratam críticos de todos os países que participam e cada espetáculo é avaliado por dois deles. No começo, as análises estavam muito ruins, o que deixou os organizadores preocupados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que for aprovada pelo administrador, seu comentário será publicado.