quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VAMOS CONSTRUIR POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FORTALEÇAM O TEATRO NA BAHIA


Com a criação do Colegiado Setorial de Teatro na Bahia surge a necessidade de criação de um plano pertinente à sua área de atuação que possa contribuir com atividades estruturantes de criação, formação, normalização técnica, documentação, memória, pesquisa, proteção e conservação, restauração, comunicação, produção, dinamização, difusão e fomento, conforme precípua o artigo 12º. da Lei Orgânica da Cultura na Bahia.

Para isso é salutar a promoção de encontros que estimulem o debate sobre o fazer teatral e suas implicações no processo de criação, permitindo assim a troca de experiências entre grupos e artistas e a construção de políticas públicas que possam fortalecer o Teatro na Bahia. Atividades estruturantes que fomentem o diálogo e a reflexão servem como canal de consulta e proposições, tão profícuas na elaboração de planos que incentivem conversas e convergências que afluem para um acordo comum.

Assim sendo, estamos propondo o seminário “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências” composto de quatro painéis temáticos, quatro oficinas, quatro apresentações teatrais que dialogam com a proposta dos painéis e abrem espaço para a discussão construtiva do processo de concepção de cada diretor, sua relação com o grupo a qual pertence e as políticas públicas de cultura nas quais estão subordinados.

“Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências” configura-se como uma proposta que estimula, acima de tudo, o livre pensamento teatral e as possibilidades de organização da categoria, sobretudo propostos nas oficinas de Direção Teatral, intitulada de “O jogo teatral no livro do Diretor”; a oficina de Gestão de Grupos: “Processo e Criação” e a oficina de Teatro de Rua: “Estratégias e Possibilidades.”

A realização deste seminário resultará em informações que contribuirão para a definição de diretrizes e estratégias do Plano Setorial de Teatro. Será um instrumento de diálogo entre poder público, sociedade civil e os agentes culturais, com vistas ao fortalecimento da economia da cultura e a circulação de ideias, de produtos e de serviços. O encontro contribuirá com a articulação setorial e intersetorial estimulando o aparecimento de propostas similares em outras áreas temáticas.

“Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências” tem ainda como finalidade propor ações para incentivar a criação de redes sociais que subsidiem a formulação, a implantação e a continuidade de políticas públicas no setor. Daí a necessidade de sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que for aprovada pelo administrador, seu comentário será publicado.