segunda-feira, 29 de abril de 2013

NOSSOS AGRADECIMENTOS


Fernando Guerreiro, palestrante; Pawlo Cidade, curador e Viviane Siqueira, produtora

Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências não nasceu de um improviso, mas de uma idéia que me acompanha desde que comecei a pisar nos palcos teatrais desta Bahia: reunir o maior número possível de diretores, técnicos e artistas de teatro para trocar experiências, assistir espetáculos e propor diretrizes para a construção de uma política pública de Teatro forte e efetiva. E ao propor diretrizes, você aponta caminhos. Apontando caminhos você descobre que tudo que você pensou passa a ser estruturante, sustentável e com caráter de continuidade.

Teatro e Teatralidade não se esgota em conversas e convergências, pelo contrário, abre portas para que novas convergências se estreitem ao longo da rede que se estabelece. Seja com a Rede Encena Salvador de Teatro Comunitário, o Movimento de Teatro de Rua, o Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, a Rede de Diretores de Teatro do Extremo Sul da Bahia, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Litoral Sul, a Sociedade Civil, a Universidade ou com o próprio governo através da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria Estadual de Cultura.

Estes três dias de discussões, debates e proposições foram extremamente gratificantes. A participação efetiva de mais de vinte e cinco cidades de várias regiões e territórios de norte a sul do Estado foi muito rica. Fizemos novas amizades, criamos uma nova rede, trocamos telefones, nos divertimos e, acima de tudo, ficamos mais abastecidos de conhecimento.

Queria poder nominar todos que participaram deste encontro, mas, em nome de Viviane Siqueira, nossa produtora; dos palestrantes Fernando Marinho, Marcio Meirelles, Romualdo Lisboa, Fernando Guerreiro e Romulo Avelar; dos mediadores e mediadoras Eva Lima, Paulo Atto, Francisco Nascimento, Humbervaque Andrade, Ivana Santana, José Delmo, Rod Pereira, Anderson Nandhy e Claudiana Figueiredo, dos oficineiros Edilson Bispo e Jocélia Kaffer e dos colaboradores Jacks, Sara, Rui, Jorge, André e Danilo, nós agradecemos à todos. Sem exceção.

Fizemos este trabalho também pensando em contribuir com atividades estruturantes de criação, formação, memória, comunicação, produção, dinamização, difusão e fomento, conforme precípua o artigo 12º. da Lei Orgânica da Cultura na Bahia.

Atividades estruturantes que fomentem o diálogo e a reflexão servem como canal de consulta e proposições, profícuas na elaboração de planos que incentivem conversas e convergências.

Por fim, queremos agradecer enormemente à Fundação Cultural do Estado da Bahia, nos nomes de Nehle Franke, Maria Marighella e Alexandre Molina pelo prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro 2013;  à Secretaria Estadual de Cultura, na pessoa do Secretário Antonio Albino Canelas Rubim; à Universidade Estadual de Santa Cruz, pela sensibilidade da Reitora Adélia Mello e do Pró-Reitor de Extensão, Raimundo Bonfim, sempre assessorado pela competente Alessandra Barreto. Ao SEBRAE, parceiro de todos os brasileiros, fomentador da economia criativa, tão bem representado em nossa região pela disposição e coragem de Claudiana Figueiredo; ao amigo Sérgio Roberto da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais; à Via Litterarum Editora, à Ilhéus Graf, as estagiárias Ianca, Jaqueline e Carol do Colégio Estadual de Una; ao Hotel Britânia; aos grupos aqui representados e à Tenda do Teatro Popular de Ilhéus.

Obrigado! E até a próxima edição de Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências.


Pawlo Cidade
Curador do Seminário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que for aprovada pelo administrador, seu comentário será publicado.