domingo, 3 de março de 2013

"AUTO DO BOI DA CARA PRETA" ESTARÁ TAMBÉM EM TEATRO E TEATRALIDADE. O MUSICAL DO TPI CONTA COMO SURGIU A CANÇÃO DE NINAR MAIS FAMOSA DO BRASIL


       
       Inspirado no auto popular do Boi de Bumba, o Auto do Boi da Cara Preta é parte do processo de investigação da Cia Boi da Cara Preta. Um grupo de jovens atores que se divertem com as descobertas e ensinamentos passados pelos mais velhos, aqueles mestres detentores dos saberes e fazeres da cultura popular.
O “Auto do Boi da Cara Preta” conta a história de como surgiu a canção de ninar mais famosa do Brasil: “Boi da Cara Preta”. Catarina, mulher grávida do vaqueiro Mateus, deseja comer língua de boi. Mas, não de qualquer animal. É justamente a língua do boi de estimação do temido Coronel Firmino, dono das terras onde ela e seu marido vivem e trabalham. Com muita dança e música, a peça encanta crianças de todas as idades, apresentando vários elementos da cultura nordestina.
Com texto de Romualdo Lisboa e direção de Tânia Barbosa; Direção Musical de Elielton Cabeça; produção de Rogério Matos; figurino composto pelo próprio grupo e adereços de Jaco,Romualdo Lisboa, Justino Vianna e Carlos Makalé; iluminação e cenotécnica de Ely Izidro. No elenco: Guilherme Bruno, Geisa Pena, Maurício Lima, Larissa Paixão, Antonio Melo, Ariane Nogueira, Anderson Santos, Pablo Lisboa, Ely Izidro, Breno Battisti, Cris Passos, Eloah Monteiro, Jessica Szendzielorz e Márcia Mascarenhas.

A Diretora

Tânia Barbosa, atriz e diretora teatral. Fundadora do Teatro Popular de Ilhéus. Estreou com a peça Pluft, o Fantasma, de Maria Clara Machado, sob a direção de Pedro Mattos em 1996. Como diretora realizou “Ita – um Tupinambá em busca do Manto Sagrado”, “Lampiaço – o Rei do Cangão”, “A Gema do ovo da Ema”, “Auto do Boi da Cara Preta”, espetáculo vencedor do prêmio Firmino Rocha de Teatro, em Itabuna. Sua última montagem continua em cartaz: “Lendas da Lagoa Encantada”. Como atriz participou dos principais espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus, “A História Engraçada e Singela de Fuscão – O Quase Capão – E  o Cabo Eleitoral”, “A Via Sacra”, “O Bonequeiro Vitalino”, “O Filhote de Espantalho”, “O Boi e o Burro a Caminho de Belém”, “Sganarello-O Corno Imaginário”, “Os Fuzis da Senhora Carrar”, “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito” e o “Inspetor Geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que for aprovada pelo administrador, seu comentário será publicado.